quarta-feira, 1 de abril de 2015

Orbis Scalp Cooler - Quimioterapia sem perder totalmente o cabelo

Olá corajosos!

Este post é a título de divulgação de uma nova ferramenta "super" para o tratamento contra o câncer!

Graças a Deus hoje o processo quimioterápico está cada vez mais com avanços surpreendentes... No meu tipo de linfoma de Hodgkin o tratamento ministrado é o mesmo há 30 anos com sucesso. Mas hoje vamos falar sobre o Orbis Scalp Cooler um aparelho que promove o resfriamento controlado do couro cabeludo do paciente antes, durante e após a administração dos medicamentos quimioterápicos.
Este processo reduz o fluxo de sangue para os folículos capilares, minimizando a perda de cabelo. Sim! Isso mesmo! Ao usar esse aparelho quase que não há perda de cabelo e muitos pacientes chegam até o final sem nenhum dano aparente. Isso diminui muitos traumas deixados pela doença com relação a esta perda. "A perda capilar pode levar a uma imagem corporal negativa, depressão e ansiedade com impacto importante na qualidade de vida, pois o paciente relembra constantemente a sua doença”, afirma a dermatologista do Centro de Oncologia e Hemoterapia do Einstein dra. Leila Bloch. O efeito colateral pode estar presente mesmo após seis meses do término da quimioterapia. Eu particularmente não liguei de perdê-los, mas tive que ter muito estômago para digerir os olhares e más palavras das pessoas ao me ver andar por aí careca. Isso sim doeu! Ter essa oportunidade de não perder os cabelos seria interessante neste sentido, pois nem todos estão preparados com relação a perda.
Todavia para pacientes com alguns tipos de câncer, principalmente o meu que é sanguíneo e pode ter a proliferação de células cancerígenas em qualquer parte do corpo, este tratamento não pode ser utilizado uma vez que imagina se tem algum foco na cabeça ou ali perto? resfriando não deve ter tanto efeito nesse local entendeu? Ou seja para a Celle corajosa não teria jeito iria mesmo ter que ficar careca.


Entretanto para a grande maioria este tratamento funciona como para as pacientes com câncer de mama.  Para o Brasil, em 2014,  segundo o INCA foram esperados 57.120 casos novos de câncer de mama, com um risco estimado de 56,09 casos a cada 100 mil mulheres, esse tipo de câncer é o mais frequente nas mulheres das regiões Sudeste (71,18/ 100 mil), Sul (70,98/ 100 mil), Centro-Oeste (51,30/ 100 mil) e Nordeste (36,74/ 100 mil). Na região Norte, é o segundo tumor mais incidente (21,29/ 100 mil). 
Tendo em vista esta questão o resfriamento controlado do couro cabeludo é a única atual solução real para os casos de perda de cabelo pelo uso dos medicamentos de quimioterapia. Ter seus cabelos preservados, pode resultar ao paciente em uma melhora na autoconfiança, o que promove posturas positivas para com o tratamento, o que traz benefícios de um modo geral. O ORBIS Scalp Cooler já está disponível no Brasil. O produto conta com registro na ANVISA e em conformidade com as normas do INMETRO.



2 comentários:

  1. Nossa,esse novo aparelho é mesmo incrível, e mais incrível ainda é ver como a medicina evolui rapidamente nos dias de hoje, talvez no futuro poderemos ter menos mortos por câncer.

    http://guiacancerdeprostata.com/alimentos-causam-cancer-de-prostata/

    ResponderExcluir